SISTEMA ARTERIAL

São vasos sanguíneos que levam o sangue do coração às diversas partes do corpo. As artérias se compõem de uma túnica externa conjuntiva (fibro-elástica), uma túnica média muscular (predominantemente elástica) e outra interna endotelial. O sistema arterial consta de: artéria aorta e artéria pulmonar.

O sistema da artéria aorta se divide da seguinte forma:

1 – Artérias da cabeça: superficialmente tem-se a artéria facial e a artéria temporal; profundamente, a artéria meníngea média e a artéria carótida interna.

2 – Artérias do pescoço: as principais são a artéria subclávia e a carótida primitiva, que se bifurca em dois ramos: carótida externa e interna.

3 – Artérias do tórax: a principal, e também a maior do corpo humano, é a artéria aorta. Ela nasce no ventrículo esquerdo descrevendo uma curvatura (crossa da aorta) e continuando para baixo onde atravessa o diafragma e entra no abdome. Nela originam-se as artérias coronárias, que vão irrigar o coração, e as carótidas, que se dirigem para a cabeça. Ao nível da crossa da aorta originam-se três troncos arteriais que se destinam ao pescoço e membro superior. São eles: tronco arterial braquiocefálico direito, carótida primitiva esquerda e subclávia esquerda.

4 – Artérias do abdome: seus principais ramos são o tronco celíaco, que origina a artéria hepática (para o fígado), a artéria coronária estomáquica (estômago) e a artéria esplênica (baço); a artéria mesentérica superior e mesentérica inferior (intestino); artérias renais e, por fim, as artérias ilíacas externa e interna, que vascularizam os órgãos pélvicos.

5 – Artérias do membro superior: artéria umeral (braço) e as artérias radial e cubital (antebraço).

6 – Artérias do membro inferior: artérias glúteas (quadril), artérias femural (coxa) e artéria tibial e peronial (perna).

Já o sistema da artéria pulmonar nasce no ventrículo direito e se divide em dois ramos: um para o pulmão direito e outro para o esquerdo. É a única artéria do corpo humano que conduz sangue venoso, do coração aos pulmões.